Propaganda

Artigos

Comprador do Walmart é gigante dono da Quero-Quero e tem fatia da Dudalina

Negociação fechada entre Advent e maior rede de varejo do mundo vai aumentar peso de fundo bilionário no Estado

A esperada compra da operação do Walmart pelo fundo de investimentos Advent aumenta o peso no Estado desse poderoso investidor. A primeira incursão do fundo no Rio Grande do Sul foi a compra da Quero-Quero, em outubro de 2010. A rede tem mais de 260 lojas, a maioria das quais no Estado, mas inclui unidades em Santa Catarina e no Paraná.

Depois, em 2016, comprou a Fortbras, uma rede de reposição de autopeças. Na época, gestores do fundo anunciaram que a intenção era iniciar a consolidação do segmento, muito diluído no Brasil, mas que representava negócios de R$ 35 bilhões. O Fortbras reuniu cinco empresas, entre as quais a Soma e a Pegasus, ambas nascidas em Serafina Corrêa. Outro negócio controlado pelo Advent no Estado é a Faculdade da Serra Gaúcha (FSG), que tem unidades em Caxias do Sul e Bento Gonçalves.

E o que, afinal, têm em comum Quero-Quero, Fortbras e uma instituição de ensino? Além do varejo, perspectivas de bons negócios. Fundado em 1984, o Advent International é um dos maiores fundos de private equity (especializado em compras de participações acionárias em empresas) de todo o mundo. Tem escritórios em quatro continentes e investimento acumulado de US$ 40 bilhões em mais de 335 empresas em 41 países.

No Brasil, além das empresas com presença no Estado, tem fatias relevantes nos grupos de ensino Kroton e Estácio (ambos chegaram a ensaiar uma fusão, não concretizada), na Restoque/Dudalina, na rede de restaurantes Viena e na rede de free shops Brasif. Chegou a ter participação no Fleury, atual dono da rede de laboratórios Weinmann, mas já saiu. E não está apenas no varejo: tem fatias em parques como o das Cataratas do Iguaçu.

Essas entradas e saídas são característica dos fundos de private equity como o Advent. Muitas vezes, seu papel é comprar, elevar o retorno do negócio com mudanças na gestão e consolidação de atividades, e revender com bom lucro. Como o Walmart, dada a sua origem, tem forte concentração no Rio Grande do Sul, por ser resultado da aquisição da Sonae no Estado, que por sua vez havia adquirido o Nacional, o Advent se torna um grupo econômico de forte presença na economia gaúcha.

Fonte: Agência RBS / Agência RBS/Walmart

381 visitas
Propaganda

cool good eh love2 cute confused notgood numb disgusting fail