Propaganda

Artigos

A Simplicidade da Liderança Por: Edson Xavier Jr , Palestrante sênior na Grupo MPE Consultoria & Treinamento

Criamos uma imagem de alta complexidade do papel do líder e por conta dessa imagem, elegemos alguns gatos pingados e o chamamos de líder. A oratória dele é muito boa, ele consegue ter calma na hora de resolver problemas, ele tem energia para contagiar toda equipe, ele tem perseverança, ele tem espirito de dono, ele escuta bem, ele está sempre disponível, ele isso, ele aquilo, ou seja, um verdadeiro super-herói. Isso acontece, porque desejamos que os líderes sejam o a materialização dos nossos desejos. Funciona assim, eu gostaria que o meu chefe fosse um bom ouvinte, calmo, concentrado, que me ouvisse antes de falar qualquer coisa. Então, logo esse é o meu desejo do perfil do chefe do chefe perfeito. Mas veja só, não conseguimos ser o que desejamos para gente mesmo, imagina ter que convencer o nosso chefe a ser o que desejamos. É por isso, que ser líder vem se tornando cada dia mais difícil dentro no mundo corporativo.

Precisamos entender a diferença do líder que a empresa precisa e a que a equipe quer. Se o líder for exatamente o que a equipe deseja, ele provavelmente sofrerá com a falta de personalidade e dificilmente irá agir como um verdadeiro líder, porque perderá a base do líder que é “se posicionar”. Já imaginou um líder adaptável a todos os membros da sua equipe? Seria uma dor psicológica muito grande e que certamente traria grandes problemas ao líder.

A liderança precisa ser mais limpa, fácil e acessível. Agir com simplicidade e com atenção as necessidades da empresa e da equipe. Da empresa, para poder buscar os resultados dentro dos valores organizacionais. Fazendo a empresa crescer de forma sustentável. Precisa ser simples para os funcionários da empresa, sua equipe precisa entender que o setor tem um DNA. Esse DNA começa com a raiz da empresa, o que ela deseja, o que ela precisa, como ela se posiciona para o mercado, para depois ser composta com os traços da equipe e do líder.

“O Líder precisa se posicionar”
O líder precisa se posicionar no setor que lidera e para empresa. O posicionamento é deixar claro o seu perfil, sua missão, sua visão, seu jeito de trabalhar e o que espera de cada um membro da sua equipe. Esse posicionamento precisa ser desenvolvido com muita comunicação e educação empresarial.

Conheça os Fatores aceleradores da sua gestão que irão contribuir diretamente para o alto desempenho da sua equipe (CDDR).

– Plano de Comunicação

– Plano de Desenvolvimento Individual

– Plano de Desenvolvimento Equipe

– Plano de Reconhecimento

Basicamente seguimos até a cronologia desses aceleradores. Você comunica a sua equipe, a cada membro o que espera deles e o seu estilo de liderança, permite-se que todos possam falar, opinar, contribuir para sua gestão e para empresa. Faz isso sempre! Depois você precisa desenvolver cada indivíduo da sua equipe, oferecer qualificação, acompanhamento, delegar, feedback estruturado e etc. Repete isso para sua equipe, os assuntos matriciais, algo que é de comum a todos. O desenvolvimento da equipe construí exatamente o espirito de equipe e não de grupo. Após estruturar o nível de comunicação, Desenvolvimento individual e da equipe você precisa agora trabalhar o Reconhecimento. O que isso significa? Tem dois grandes valores nessa etapa do reconhecimento. Primeiro é você compreender perfeitamente se todo o seu trabalho resultou em algo positivo dentro da empresa e para sua vida profissional. Você precisa analisar os indicadores, os números, os processos e os feedback’s. Vale a pena continuar com o modelo de gestão? Preciso refazer a estratégia? Preciso criar uma estratégia? O que devo fazer? Ou seja, tudo que possa permitir a mudança da gestão. Outro valor para “reconhecimento” é a base para qualquer motivação. Você reconheceu quem efetivamente vem construindo com você esse resultado? Seus funcionários? Seu chefe, seu funcionário que entrou de cabeça com você? Você precisa pensar nas possibilidades de reconhecer o seu funcionário. Considere a mudança de função, salário, agradecimento em público, um e-mail, um almoço, uma plaquinha, um “meu muito Obrigado” e etc.

O líder precisa ser o exemplo da equipe e a referência da empresa. Pense nisso! Meu nome é Edson Xavier Jr sou especialista em liderança. Fundador do Team Rocha Coaching, Palestrante da MPE. Tive a honra de treinar mais de 2700 líderes. Já treinei gestores de grandes e médias empresas e posso lhe garantir que sempre, sempre tem espaço para conhecer mais do incrível universo que é LIDERAR.

Edson Xavier Jr – edson@mpetc.com Whatsapp: 81-9.95995244 www.facebook.com/EdsonXavierJr

119 visitas
Propaganda

cool good eh love2 cute confused notgood numb disgusting fail