Propaganda

Artigos

A IMPORTÂNCIA DA CONTRATAÇÃO DE ADVOCACIA PREVENTIVA Por : Paula Pace Prado, advogada, formada em 2001 pela Universidade Católica de Direito de Santos, membro da Comissão de Direito do Consumidor da Ordem dos Advogados do Brasil desde 2010,

A contratação de uma advocacia preventiva é considerada hoje, ao contrário do que podemos imaginar, uma forma de minimizar custos para o empresário, e que vem tomando cada vez mais espaço no nosso país, com inclusão de técnicas que diminuem o índice de processos judiciais.

Como é sabido, lidamos diariamente com a morosidade do Poder Judiciário, onde um processo pode levar anos para que ocorra o seu deslinde e dessa forma a advocacia preventiva tornou-se necessária com o claro objetivo de diminuir perdas não só financeiras, mas também de cunho moral para o empresário.

O que podemos perceber, é que com o auxílio de uma advocacia preventiva o empresário encontra-se amparado nos mais diversos seguimentos, como por exemplo, aquele empresário lojista, ou que presta serviços ao consumidor final, onde há necessidade da observância de regras contidas no Código de Defesa do Consumidor, como, elaboração de contratos adequados a cada área, elaboração de contratos de garantias, estabelecimento de políticas de troca, dentre outros.

Importante ainda se verificar, que muitas vezes, com a adoção de medidas orientadas por uma assessoria jurídica especializada o empresário, acaba obtendo lucros, precavendo-se principalmente de demandas judiciais.

Acreditar ainda que o auxílio de um advogado é necessário apenas em grandes empresas, é uma ideia totalmente ultrapassada, uma vez que o pequeno empresário, que conta com uma assessoria preventiva de referência, poderá minimizar suas perdas tomando decisões adequadas a seu negócio.

Assim, a advocacia preventiva se tornou, um grande investimento que, com o passar dos tempos, gerará cada vez mais segurança, minimizando os gastos inesperados com multas e processos judiciais.

Podemos ainda constatar que as vantagens trazidas ao empresário são inúmeras, pois além de se utilizar da prevenção para redução de gastos, como dito acima, ainda pode contar com uma assessoria em sua vida particular, como, por exemplo, assessoria em Contratos Bancários; Celebração de Contratos em geral, Compra, Venda e Locações de Bens, dentre outros tantos existentes no mundo jurídico.

Assim sendo, a assessoria jurídica que um advogado especializado pode fornecer ao empresário, não se restringe apenas quando os problemas já estão instalados e na defesa de processos judiciais mas também na área consultiva, onde há possibilidade de prevenir o empresário, com a adoção de medidas garantidoras de sua segurança, evitando conflitos.

Podemos concluir, que a importância da contratação de uma advocacia preventiva são inúmeras e valem o investimento, quando pensamos na possibilidade de sermos surpreendidos com processos judiciais e consequentemente despesas desnecessárias que poderia ser evitadas por meio de uma assessoria jurídica que auxilia o empresário a tomar as melhores decisões para o seu negócio.

Paula Pace Prado, advogada, formada em 2001 pela Universidade Católica de Direito de Santos, membro da Comissão de Direito do Consumidor da Ordem dos Advogados do Brasil desde 2010, atuou como assessora do XIV Turma do Tribunal de Ética da OAB/SP nos anos de 2004/2005, foi assessora da Câmara Municipal de Santos nos períodos de 2003/2004 e 2006/2008, assessora da 6ª Câmara Recursal do Tribunal de Ética da OAB/SP nos anos de 2014/2016, sócia desde 2005 da Serrette e Prado Advogados Associados

1226 visitas
Propaganda

cool good eh love2 cute confused notgood numb disgusting fail