Propaganda

Artigos

5 Segredos de cultura da DISNEY que podem impulsionar o sucesso da sua empresa

A Disney é um grande exemplo de empresa bem sucedida e todo seu sucesso tem como base uma cultura forte. A organização tem diversas frentes de negócios, e esse é também um dos fatores que a fortalece, mas vamos focar aqui nos parques e resorts – onde o público tem contato direto com todo o imaginário mágico construído pela instituição.

Existem pontos chaves da cultura da Disney que são o segredo da empresa para manter o nível de satisfação do cliente elevado e, assim, torná-lo fã da marca. Esse, aliás, é um ponto importante: a organização preza por ter fãs, no lugar de clientes. Apesar de ser uma visão mais desafiadora, ela traz mais resultados, uma vez que quem gosta muito de uma marca a defende, é fiel a ela, se torna um promotor e ainda tende a consumir os produtos da empresa sem precisar ser convencido por gatilhos como preço ou necessidade.

Mas como chegar nesse nível? Você pode estar pensando. Trouxemos algumas dicas que podem ser adaptadas para qualquer negócio de como a Disney trabalha sua cultura para poder alcançar esses resultados. Confira:

1 – Colaboradores como cliente interno:

A Disney aposta muito na valorização de seus colaboradores como forma de alcançar melhores resultados. Na empresa, costuma-se dizer que um cliente externo (final) encantado é resultado de um cliente interno (colaborador) satisfeito.

Por isso, quem trabalha nos parques ou resorts tem autonomia, reconhecimento e alinhamento com a cultura do negócio. Uma das missões da empresa é proporcionar um lugar onde os profissionais trabalhem felizes, por meio desses pilares, e com liberdade para proporcionar uma experiência ainda melhor para os clientes.

2 – Atenção aos detalhes

Desde o posicionamento dos lixos até a cor do chão dos parques, tudo é pensado estrategicamente para proporcionar a melhor experiência. A autonomia dos colaboradores ajuda também no aprimoramento desses detalhes para encantar o cliente final.

Um exemplo clássico disso é a liberdade que funcionários da Disney tiveram de, ao encontrar um ursinho esquecido em um quarto do resort, fazer fotos como se o bichinho de pelúcia estivesse de férias nos parques e depois mandar para seu dono. Esse é o tipo de iniciativa que transforma clientes em fãs. Ideias como essa só aparecem em ambientes em que os colaboradores têm liberdade de inovar e executar novas ideias.

A empresa incentiva isso por meio uma política de 37 para 1, o que significa que o objetivo dos profissionais que atuam na Disney é proporcionar uma média de 37 momentos mágicos para cada momentos trágicos, ou seja, falha.

3 – Alinhamento com a cultura

Os profissionais que atuam nos parques e resorts da Disney já são contratados levando em consideração o alinhamento com a cultura da empresa. Além disso, o processo de onboarding é feito na Disney University, onde todos têm acesso aos pilares chaves da cultura do negócio e recebem treinamento.

Existem quatro pilares principais que regem a cultura da empresa, são eles, respectivamente: segurança, cortesia, show e eficiência. Essa ordem é seguida em qualquer decisão tomada pelos colaboradores ou líderes.

Toda essa adequação à cultura empresarial gera uma identificação muito forte dos colaboradores com o negócio, tanto que para os cerca de 75 mil funcionários de Orlando, a taxa de turnover é próxima a 6,5% apenas.

4 – Liderança presente

O papel da liderança é crucial para manter o engajamento dos colaboradores e o alinhamento com a cultura. Existe uma regra na empresa que diz que o tempo das lideranças deve ser dividido da seguida forma: 80% em campo e 20% resolvendo questões burocráticas. Isso significa que os líderes precisam estar junto a seus liderados, o que gera maior proximidade e suporte.

5 – Retorno de resultados

Todas essas ações fazem parte, também, de uma cultura orientada a resultados. Esses, porém, são consequência de todo o encantamento gerado pelos colaboradores da empresa. Para se ter uma ideia, cerca de 70% dos visitantes dos parques já tiveram pelo menos uma outra vez na Disney.

Lição para todos os negócios

Essas cinco características são os principais segredos do sucesso da Disney e podem, com adaptações, claro, ser seguidas por negócios de qualquer porte e setor. Como você adaptaria as lições da Disney na sua empresa? Conta para gente.

187 visitas
Propaganda

cool good eh love2 cute confused notgood numb disgusting fail