Propaganda

Artigos

5 motivos para apostar em uma solução Analytics Por: Javier Riera é CEO LATAM da Keyrus

Se antecipar ao que o mercado exige é necessário alcançar o sucesso

Vivemos em um período o qual cada segundo significa a aparição de um novo dado. Se olharmos ao nosso redor, encontramos diversas informações, cada uma surgindo a partir de um elemento diferente, seja ele o computador, o aparelho telefônico ou até mesmo o escritório onde trabalhamos. Até hoje nenhuma ciência conseguiu precisar a quantidade de informações que o cérebro é capaz de guardar e acumular, mas sabemos que, de acordo com a evolução do ser humano, as funções cerebrais aumentaram.

É claro que este contexto também pode ser aplicado dentro do universo corporativo. Diferentemente da inteligência da humana, que não pode ser mensurada, a capacidade de análise da tecnologia cresce a cada instante. Mas para que isso aconteça, precisamos conhecer as ferramentas corretas, seguindo a necessidade de nossos negócios.

O volume de dados corporativos é imensurável e, neste contexto, um cargo que ganhou maior reconhecimento e complexidade nos últimos ano foi o Chief Data Officer – CDO. O motivo dessa mudança na posição é claro: agora, os desafios são maiores, exigindo que a capacidade analítica do profissional seja mais assertiva e estratégica. Além disso, são eles os responsáveis pelas mudanças orientadas pelos dados. O Gartner apontou que, até 2021, 75% de grandes corporações encontrarão nos CDOs um papel tão crítico quanto à TI, finanças, RH e operações de negócios.

Nesse sentido, para apoiar uma área que cresce cada vez mais, como podemos ver através dos números, precisamos utilizar a tecnologia ao nosso favor e extrair o melhor que há no mercado. Pensando nas soluções Analytics, através delas conseguimos que as corporações utilizem seus dados de forma mais estratégica, sabendo interpretá-los e utilizá-los corretamente.

Sendo assim, separei 5 motivos fundamentais para apostarmos em uma solução Analytics. Confiram!

Dados e análise preditiva

A inteligência analítica nada mais é do que a estratégia aplicada à gestão dos dados, de forma clara, sistêmica e assertiva, para apoio na tomada de decisões. Estes dados podem ser combinados e integrados a partir de sua origem (um ERP ou um CRM, por exemplo) e analisados através de dashboards que atribuem maior visibilidade para ações planejadas.

Logo, se pensarmos novamente na figura dos CDOs, podemos notar que atribuir um profissional exclusivo para a exercitar a inteligência analítica eleva o nível de maturidade digital da empresa e, por consequência, alavanca os resultados. O estudo mencionado acima, feito pelo Gartner, também apontou que essa área de atuação teve um orçamento de US$ 8 milhões no ano de 2017. Se comparamos ao ano anterior, o aumento foi de 23%, mostrando a importância dos dados dentro das empresas.

Dessa forma, precisamos continuar investindo em tecnologia para conseguirmos extrair o máximo de informações possíveis dos dados. E apostar em uma solução Analytics pode ser a chave para alavancar seus negócios. Com o poder analítico, é possível ter:

1) Apoio direto às estratégias de marketing: as soluções Analytics são grandes aliadas da área de marketing de uma empresa. Isso acontece porque, com o uso da plataforma certa, as estratégias direcionadas ao consumidor final são mais certeiras, atingindo o público-alvo mais rapidamente;

2) Melhorias nas tomadas de decisão: ser analítico é um dos pontos fundamentais para o crescimento empresarial. Tomar decisões baseadas em dados eleva os resultados, além de aumentar a segurança da informação. Uma solução Analytics permite a criação de dashboards personalizados de acordo com as necessidades de determinada empresa, fazendo com que a organização consiga se antecipar às demandas do mercado;

3) Custos reduzidos: ao cruzar os dados obtidos, podemos avaliar o que está gerando lucro à empresa e o que está sendo prejudicial à gestão. Com isso, custos desnecessários podem ser cortados ou reduzidos,

4) Risk Management: uma solução Analytics permite que riscos operacionais sejam resolvidos antes de mesmo de acontecerem. Ao elevar o poder preditivo da corporação e se aliar à análise de dados, é possível diminuir fatores de riscos à empresa, além de detectar pontos de perigo dentro da gestão;

5) Identificação do cliente final: a rede norte-americana Walgreens reconhece a importância de investir em Analytics. Direcionando US$ 1 bilhão à soluções tecnológicas, a empresa utiliza a inteligência analítica para prever produtos que auxiliem na saúde de seus consumidores. Muito mais que isso, um posicionamento da rede é mostrar a essas pessoas formas de evitar o gasto excessivo com medicamentos no futuro. O alto poder analítico das empresas permite o cruzamento de dados específicos de cada consumidor, elaborando estratégias concretas com essas informações.

Por fim, devemos lembrar que antes mesmo de adotar uma solução Analytics, precisamos mudar nossa cultura empresarial e ter consciência de que a tecnologia pode nos apoiar em todos os processos. É necessário se antever ao que é exigido pelo mercado, para que os negócios continuem fluindo. Mas para que isso aconteça, eleve seu poder analítico! Os dados são a resposta para muitos questionamentos do dia a dia. Saiba interpretá-los e utilizá-lo em prol de seu empreendimento!

338 visitas
Propaganda

cool good eh love2 cute confused notgood numb disgusting fail