Propaganda

Artigos

14 PRINCÍPIOS QUE APRENDI COM A AMAZON Por: Mauro Wainstock – Founder/CEO da Consultoria Digital Brasil: hub de soluções em Marketing & Tecnologia

Tive a satisfação de participar de um evento com Alex Szapiro, CEO da Amazon Brasil, que teve como tema “Obsessão pelo cliente”. Ele explicou que o sucesso da empresa resulta da sólida cultura organizacional baseada em princípios e valores vigorosos, claros e compartilhados e diretrizes de liderança intensivamente difundidas em um modelo idealizado por Jeff Bezos que envolve 14 princípios fundamentais:

1. Obsessão pelo Cliente – Líderes têm como ponto de partida o cliente e fazem a lição de casa. Eles trabalham com determinação para conquistar e manter a confiança do cliente. Apesar de líderes estarem atentos a concorrentes, sua obsessão é pelos clientes.

2. Senso de Dono – Líderes agem como donos do negócio. Eles pensam a longo prazo e não sacrificam os valores de longo prazo por resultados de curto prazo. Eles atuam em nome de toda a companhia, sem se limitar a sua própria equipe. Eles nunca dizem “esse não é meu trabalho”.

3. Inventar e Simplificar – Líderes esperam e exigem inovação e invenção de suas equipes e sempre encontram maneiras de simplificar. À medida que fazemos coisas novas, aceitamos que podemos não ser compreendidos por um longo período.

Líderes estão cientes do mundo lá fora, buscam novas ideias em todos os lugares e não são limitados por “isso não foi inventado aqui”.
4. Estar Certo, e Muito – Líderes estão certos, e muito. Eles têm um bom senso apurado e bons instintos. Eles buscam perspectivas diferentes e trabalham para desconstruir suas próprias certezas.

5. Aprender e Ser Curioso – Líderes nunca param de aprender e sempre buscam se desenvolver. Eles têm curiosidade por novas possibilidades e agem para explorá-las.

6. Contratar e Desenvolver os Melhores – Líderes elevam o nível de desempenho em cada contratação e promoção. Eles reconhecem talentos excepcionais e estão interessados em movimentá-los em nossa organização. Líderes desenvolvem líderes e levam a sério o seu papel no desenvolvimento dos outros. Nós trabalhamos em favor de nossos colaboradores para inventar mecanismos de desenvolvimento, como o “Career Choice”.

7. Insistir nos Mais Altos Padrões – Líderes têm altos padrões, de maneira incessante – muitas pessoas podem pensar que esses padrões são injustificadamente altos. Líderes estão constantemente elevando o nível dos resultados e direcionando suas equipes a entregar produtos, serviços e processos de alta qualidade.

Líderes asseguram que defeitos não passem despercebidos e que os problemas sejam resolvidos de forma definitiva.
8. Pensar grande – Pensar pequeno é uma profecia autorrealizável. Líderes criam e comunicam uma direção ousada que inspira resultados. Eles pensam diferente e olham em todos os lugares para encontrar maneiras de servir aos clientes.

9. Estar Pronto para Agir – Velocidade é importante para o negócio. Muitas decisões e ações são reversíveis e não demandam estudo aprofundado. Nós valorizamos a tomada de risco calculada.

10. Frugalidade – Faça mais com menos. Limitações geram desenvoltura, autossuficiência e invenção. Não se ganham pontos extras aumentando o número de funcionários, tamanho do orçamento ou as despesas fixas.

11. Conquistar Confiança – Líderes são autocríticos em público, mesmo que isso seja desconfortável ou constrangedor. Líderes sabem que não há perfeição em suas equipes. Líderes comparam a si próprios e suas equipes com os melhores.

Líderes ouvem atentamente, falam de forma educada e tratam os outros com respeito.
12. Mergulhar Profundamente – Líderes operam em todos os níveis, mantêm-se ligados aos detalhes, auditam com frequência e desconfiam quando as métricas e a observação prática são diferentes. Nenhuma tarefa está aquém deles.

13. Manter-se Firme; Discordar e Assumir o Compromisso – Líderes são obrigados a questionar decisões de forma respeitosa quando discordam, mesmo que isso seja desconfortável ou cansativo. Líderes têm convicção e são perseverantes. Eles não cedem em prol da coesão social. Depois que uma decisão é tomada, eles assumem totalmente o compromisso.

14. Entregar Resultados – Líderes focam nos fatores-chave para o seu negócio e os entregam com qualidade adequada e em tempo hábil. Apesar dos contratempos, eles estão prontos para qualquer situação e nunca se acomodam.

142 visitas
Propaganda

cool good eh love2 cute confused notgood numb disgusting fail